Calheta – Praia de areia e Museu casa das Mudas
A Calheta é o município mais importante da zona sudoeste da Madeira. Nos últimos anos, a sua imagem foi renovada, com a construção de uma zona balnear com areia amarela, uma marina e restaurantes.
A grande aposta da Calheta está no turismo, e muitos madeirenses dependem dele para garantir a sua susbsistência. Localizado à beira-mar, está o Hotel Calheta Beach, um hotel 4 estrelas com acesso directo para a praia e ainda um supermercado (Pingo Doce) com algumas lojas em seu redor.

Antigamente, existiu uma significativa área cultivada de cana-de-açúcar. Perto da praia, ainda podemos ver as ruínas do moinho de cana-de-açúcar. Mais acima, perto da igreja, continua em actividade, uma dessas fábricas, produzindo mel e aguardente. Foi em 1502 que a Calheta recebeu os direitos municipais. Foi criado um posto aduaneiro para cobrar impostos sobre a exportação do açúcar.
Pelos arredores  existe uma grande oferta de passeios a pé na extensa zona protegida pela UNESCO – o Parque Natural.
Pontos de Interesse:
A praia artificial de areia amarela
A areia foi especialmente trazida de Marrocos. Esta praia encontra-se bem servida com bares, salva-vidas e balneários públicos com duches.
Marina da Calheta
A nova marina é muito solicitada por embarcações estrangeiras, e é um ponto de encontro e convívio até para os madeirenses. Existem restaurantes e “snackbars” directamente na marina. Encontra aqui tambem desportos aquáticos como a pesca, observação de baleias e golfinhos e muito mais.
Moinho de Cana Engenhos da Calheta
Perto da Igreja, encontra-se um antigo moinho de cana-de-açúcar, que continua a funcionar sempre que chega a altura da colheita. Uma pequena sala convida o visitante a provar as iguarias produzidas na fábrica, como a aguardente e o bolo de mel.

Museu Centro das Artes Casa das Mudas – Ilha da Madeira
O Centro das Artes Casa das Mudas foi da autoria do arquiteto Paulo David, nomeado para a edição de 2005 do prémio europeu de arquitetura contemporânea Mies van der Rohe. Foi edificado como ampliação da já existente Casa da Cultura, onde funciona presentemente o espaço Galeria.
Esta entidade cultural tem como missão sensibilizar e interessar o público para as artes em geral, e muito particularmente, a arte contemporânea, promovendo a aprendizagem ao longo da vida e a educação pela arte.
Com um núcleo de construção completamente novo e autónomo, o novo Centro inclui área para exposições, auditório, biblioteca, loja, cafetaria, restaurante e uma ampla zona de animação cultural para ateliers e oficinas artísticas e um parque de estacionamento coberto.
Dispõe de um auditório com capacidade para 200 lugares, concebido e equipado de modo a assegurar a realização de múltiplos eventos, que incluem a apresentação de concertos, filmes e peças de teatro, dispondo de todas as condições técnicas para a organização de congressos e workshops.













