Mercado Quinhentista

6, 7 e 8 Junho – Na cidade de Machico

“As Filhas de Tristão”
No início do século XVI, o arquipélago da Madeira torna-se um valoroso porto estratégico, económico e político para o Reino de Portugal.
Em Machico, Tristão Vaz, primeiro Capitão Donatário, foi figura de destaque pela governação da Capitania, a qual foi encarregue de colonizar, explorar e defender até ao fim dos seus dias (cerca de 1470).

Mercado Quinhentista
Para a história de Machico ficaram os contributos das 8 filhas de Tristão: Tristoa; Isabel; Branca; Catarina; Guiomar; Solanda; outra Catarina e Ana. Destas nobres damas destaca-se: Tristoa Teixeira, casada com Micer João Usadimar um rico comerciante genovês; Guiomar Teixeira, nobremente casada com Bartolomeu Perestrelo do Porto Santo (filho do 1º Capitão Donatário); e Branca Teixeira, poderosa mestra e curandeira.
O evento tem a participação de cerca de 1000 figurantes, mais 25 grupos de animação e diversas escolas, que dinamizarão os espaços de venda tradicionais, as tendas de artesãos, as tabernas, as recriações históricas e os cortejos, convidando o visitante a uma viagem pelas memórias da história local.

Mercado Quinhentista

Mercado Quinhentista

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *