Paúl do Mar sossego à beira-mar

Localiza-se a sudoeste da ilha da Madeira, pertence ao Concelho da Calheta e ocupa uma área de 1700 m2.
O Paúl do Mar é uma freguesia que distingue-se das demais da ilha pelas suas características únicas: a extensão de terra que bordeja o mar de ondas perfeitas para a prática do surf, uma incrível variedade de peixe, que, consequentemente, a tornou uma referência gastronomica. É um local perfeito para relaxar, aqui encontra silêncio, paz e autenticidade.

Paúl do Mar sossego

Paúl do Mar sossego


O facto de uma parte considerável da freguesia ser constituída por uma fajã bastante plana terá acabado por dar o nome à localidade: Paúl do Mar. A juntar este facto, há quem diga que se ajustaria ainda mais a designação de Paúl, se por ali tivessem existido terras alagadiças, que as águas vindas das altas rochas circunvizinhas ou mesmo do mar por algum ponto mais baixo da praia, transformassem numa espécie de brejo ou pântano. Na verdade, houve tempos em que o mar galgou as margens e se apoderou de terrenos. Mas isso foram outras alturas que a força do homem travou.

pauldomar-ilhadamadeira

Paúl do Mar sossego


Hoje, o Paúl do Mar é uma freguesia completamente diferente. Evoluiu muito com a chegada da nova estrada.
Oferece uma unidade hoteleira de qualidade e infra-estruturas modernas que tornam a visita mais, ou menos, demorada, agradável.
Sobressai por constituir um importante centro piscatório, cujo produto da faina enrique os restaurantes locais.


Além disso, o Paúl do Mar, a par do vizinho Jardim do Mar, constitui um palco privilegiado para os surfistas, considerados por muitos como o “havai do atlântico”.
A freguesia é composta por cinco sítios: da Quebrada, onde se localiza o cais e a sede da Junta de Freguesia; da Igreja, onde se encontra a igreja paroquial; da Lagoa, onde se localiza a escola básica do Paúl do Mar; da Serra da Cruz, onde existe o artesanato local-azulejos pintados à mão, e onde se pode encontrar o busto do Dr. João Maurício Abreu Santos; e ainda o da Ribeira das Galinhas.
O povoamento terá ocorrido por volta do ano de 1676, destacando-se entre os demais, o nome de João Anes de Couto Cardoso.


Entre as actividades económicas, sobressai a agricultura, concretamente a banana e a b, entre outros produtos, a indústria de panificação, o comércio e serviços, e a hotelaria e a restauração.
Segundo os Censos de 2001, a freguesia do Paúl do Mar tem cerca de 900 habitantes.
A freguesia apresenta temperaturas médias que rondam os 20 a 25 graus no Verão, sendo que a taxa de humidade é muito baixa.

Paúl do Mar sossego

Paúl Do Mar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *