Festa da Flor – Ilha da Madeira

Com a chegada da Primavera, a cidade do Funchal transforma-se num inebriante palco floral cheio de encantos. Este evento mágico tem início na manhã de sábado com o Cortejo Infantil, no qual centenas de crianças, vestidas a preceito, desfilam até à Praça do Município para ali compor um belíssimo mural de flores simbolicamente denominado por “Muro da Esperança”.

Na tarde de domingo, as ruas da baixa funchalense voltam a invadir-se de música, de cor e de suaves perfumes com o sumptuoso desfile de carros alegóricos, que harmoniosamente conjugam múltiplas espécies florais com decorações cheias de criatividade.

Paralelamente a estes acontecimentos decorre um conjunto de atividades lúdicas e recreativas repletas de charme e de simbolismo, tais como a elaboração de delicados tapetes florais nas placas centrais, concertos musicais, atuações de grupos folclóricos regionais, decoração de montras e a Exposição da Flor no Largo da Restauração.

Programa

Festa da Flor da Madeira

Madeira, “A Ilha das Flores” foi a designação pela qual foi conhecida no exterior, durante muitos anos, esta ilha e que, devido à sua localização, era um importante porto de escala das rotas entre a Europa e os continentes africano e americano. Logo à chegada, os turistas eram surpreendidos pelas floristas que vendiam flores nas ruas do Funchal e conheciam depois a profusão das flores existentes nos jardins de cada casa, que perfumavam o ambiente e davam a conhecer a grande ligação quotidiana que os madeirenses tinham com as flores.

A Festa da Flor, uma das maiores festas celebradas na Madeira, é uma homenagem a esta relação especial dos madeirenses com a flor e à Primavera, e pretende, pela abundância das flores que pintam, perfumam e inebriam o meio envolvente, levar o bom nome deste destino turístico além-fronteiras.

Esta homenagem, decorrerá, este ano, no mês de Maio, tão oportunamente designado como mês das flores. O Turismo da Madeira como entidade promotora da Festa da Flor, pretende maravilhar turistas e residentes imprimindo ao evento um carácter genuíno e inovador e fazendo com que estes festejos se prolonguem por muito mais tempo.

Ao longo da placa central da Avenida Arriaga, desfilarão jovens vestidas de flor, serão construídos os célebres tapetes florais e poder-se-á ainda admirar as charolas de flores que embelezarão todo o recinto.Na Praça da Restauração terá lugar a tradicional exposição da flor e o habitual Mercado das Flores, empresta à baixa citadina um clima ímpar envolto de aromas/perfumes de elementos da Natureza com animação diversa, que culminará com a construção do Muro da Esperança pelas crianças da Madeira e com o grande cortejo alegórico da flor. Venha daí, aproveite as condições climatéricas favoráveis e conheça as flores do mundo a partir deste mundo de flores.

Mercado, Exposição e Tapetes de Flores
Exposição e Mercado das Flores

O mercado das flores, iniciativa integrada no evento a partir de 2007, permite dar a conhecer ao público as inúmeras espécies florais e decorativas e a sua aquisição quer pelos visitantes, quer pela população local, num ambiente pitoresco e tradicional onde as vendedoras, as “floristas da Madeira”, se apresentam trajadas com os fatos regionais.

A Exposição da Flor que ocorre bem no centro da cidade do Funchal, no Largo da Restauração, localizado nas traseiras do emblemático Palácio de São Lourenço, é a continuação da exposição que se realizava no Ateneu Comercial do Funchal, que se iniciou nos anos cinquenta do século passado.

Aí, como antigamente, podem ser apreciados e avaliados os mais belos exemplares dos mais variados tipos de flores produzidas em toda a Madeira, desenvolvidos com todo o carinho e dedicação pelos seus cultivadores. As flores em exposição são avaliadas nas suas diversas categorias e distinguidas as melhores por um júri especializado.

Tapetes e Decorações Florais

A profusão da flora madeirense e a grande religiosidade da população madeirense contribuiu, em muito, para o estabelecimento desta manifestação artística. A tradição da construção dos tapetes florais prolifera um pouco por toda a ilha e tem o seu expoente máximo na decoração do percurso das procissões religiosas, envolvendo toda a comunidade. Graças à sua incontestável beleza e minúcia, de há uns anos a esta parte, os tapetes de flores passaram a estar patentes nas ruas por ocasião da Festa da Flor constituindo, a par das charolas de flores, um grande contributo para a magnificência das decorações citadinas, cuja construção criteriosa é partilhada e admirada pelos turistas que nos visitam. Estas maravilhosas peças de arte floral ocupam as placas centrais pedonais da Avenida Arriaga.

Festa da Flor 2014

Cortejo Alegórico

História

O Cortejo Alegórico da Flor é um dos acontecimentos mais marcantes e dos mais aguardados de todo o certame, quer por turistas, quer por residentes, que se realiza desde 1979. Pauta-se esta iniciativa pela magnificência e sumptuosidade dos carros alegóricos e dos trajes de centenas de figurantes, na maioria crianças, amplamente adornados com inúmeras, variadas e magníficas espécies florais que desfilam ao longo de um itinerário previamente estabelecido, ao som de alegres temas musicais

Tema e grupos

A Festa da Flor deste ano apresenta como tema: “Mãe, um mundo de flores para ti”, cujo cortejo alegórico, composto por diversos grupos, que totalizam cerca de 1200 figurantes, decorrerá pelas 16h00 de domingo, dia 04 de Maio, entre a Avenida Sá Carneiro e a Praça da Autonomia, com os seguintes subtemas:
“30 Anos em Flor” – João Egídio Rodrigues
“A Floresta Mágica” – Sorrisos de Fantasia
“Mãe…Três Letras” – Isabel Borges
“Tapete de flores para todas as mães do mundo” – Escola de Samba Caneca Furada
“Mãe uma Orquídea para ti” – Associação de Animação Geringonça
“Para ti, Mãe…” – Fábrica de Sonhos
“Homenagem à Mãe” – Turma do Funil
“O Sorriso das flores” – Associação Fura Samba
“Madeira, Mãe e Maio” – Associação Desportiva Cultural e Recreativa Bairro da Argentina

Muro da Esperança

Esta iniciativa, que se realiza há mais de três décadas e tem como propósito um apelo à paz no mundo, associa a pureza das crianças à delicadeza das flores, numa cerimónia plena de significado e à qual adere grande número de participantes infantis.
Na manhã de sábado, mais de um milhar de crianças, cada uma empenhando uma flor, desfilam entre a Avenida Arriaga e a Praça do Município com o intuito de depositar uma flor num muro repleto de simbologia, o “Muro da Esperança”.
A cerimónia deste ano decorre no dia 03 de Maio e, como é habitual, culmina com uma largada de pombos, associados ao simbolismo da paz, e com um espetáculo infantil.

História e Tradições

História da Festa da Flor

A origem da Festa da Flor remonta ao ano de 1954, quando se realizou no Ateneu Comercial do Funchal a Festa da Rosa. A constatação de que grande parte dos madeirenses se dedicava ao cultivo das flores levou ao convite para que as expusessem, num evento que concluía com a atribuição de prémios às melhores flores.

Esta exposição/concurso, pelo sucesso alcançado, continuou a se repetir sob a denominação de Festa da Flor. No final da década dos anos setenta do século passado (1979), a Direção Regional do Turismo traz para a rua a Festa da Flor, através da inclusão e organização de manifestações como a Cerimónia do Muro da Esperança, o Cortejo Alegórico da flor, concursos florais, de montras e jardins floridos, espetáculos musicais e decorações diversas.

Tradições da Festa da Flor

A Festa da Flor é também um evento cultural no qual se pretende dar a conhecer outros aspetos da cultura madeirense, como a construção dos belos tapetes florais. Paralelamente, através das atuações de grupos folclóricos dá-se a conhecer a música e danças tradicionais madeirenses.

Festa da Flor

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *