Festas de Santo Amaro em Santa Cruz, Madeira – 15 Janeiro 2014

Festas De Santo Amaro

 

Festas de Santo Amaro | Santa Cruz
15 de janeiro
O Santo Amaro celebra-se um pouco por toda a ilha da Madeira, de maneira particularmente festiva e cerimoniosa, colocando-se na mesa iguarias idênticas às do dia de Natal.
Esta festividade marca o dia em que as famílias desmancham os presépios, as lapinhas e “varrem os armários” – uma tradição que consiste em visitar familiares e amigos que se juntam para partilhar as últimas iguarias das festas.

O município de Santa Cruz assinala esta efeméride em homenagem ao seu padroeiro

Santa Cruz é uma localidade com fortes tradições religiosas. Desde há muito tempo, o povo desta terra presta culto a Santo Amaro recomendando os seus doentes à protecção deste santo, que é festejado a 15 de Janeiro.

 

festas de santo amaro madeira

Festas de Santo Amaro
Na véspera, muitos romeiros de toda a ilha vêm à cidade de Santa Cruz participar na procissão que traz a imagem do santo, da sua capela até à Igreja Matriz, onde é celebrada missa solene. Na procissão, os fiéis transportam membros do corpo feitos em cera, em cumprimento das promessas feitas a Santo Amaro, conforme a parte do corpo, para a qual precisavam de cura. No dia da festa, outra procissão leva de volta a imagem do santo à sua capela, onde fica todo o ano.

 

Festas de Santo Amaro
Nas ruas da cidade, há festa animada, como é tradição nos grandes arraiais da nossa terra.

Festas De Santo Amaro

2 Comments

  1. Madeira || at

    Para outras festas visite Tourism Guide Madeira

  2. Pingback: Eventos na Madeira - Hoteis Madeira - Guia Completo da Madeira

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *