Eventos na Madeira – Listagem de eventos

Eventos na Madeira em Janeiro

Cantar os Reis – 5 a 6 de Janeiro
Cantar os Reis ou Cantar as Janeiras são os cantares tradicionais que acontecem em Janeiro. Esta velha tradição madeirense celebra-se todos os anos entre 5 e 6 de Janeiro por toda a ilha, quando famílias e amigos e vizinhos de todas as idades saem à rua e cantam de porta em porta. Aproveite as últimas noites em que as iluminações de Natal ainda estão acesas, os últimos espectáculos nas ruas do Funchal e os grandes concertos tradicionais que acontecem no Auditório do Jardim Municipal do Funchal.

Festa de Santo Amaro – Santa Cruz – 10-15 de Janeiro

O Natal na Madeira prolonga-se até 15 de Janeiro, dia em que se celebra o “Santo Amaro” por toda a ilha. Esta festa religiosa assinala o fim da época natalícia, quando as famílias se reúnem para partilhar a última refeição da quadra, retirar as decorações e as lapinhas (presépios) e “varrer os armários”. A freguesia de Santa Cruz homenageia o seu santo padroeiro na véspera do dia de Santo Amaro, com uma procissão de velas que segue até à Igreja Matriz. As ruas exibem belas decorações, bancas de produtos e, claro, muita música e comida.

Festa do Panelo – Chão da Ribeira do Seixal – 26 de Janeiro
A Festa do Panelo é uma das tradições mais antigas do Seixal, na Madeira, realizada no último domingo de Janeiro na freguesia de Porto Moniz. Famílias e amigos juntam-se para preparar um almoço comunitário no campo, na zona do Chão da Ribeira, cozinhado num enorme panelo numa grande fogueira. Esta refeição robusta é muito semelhante ao cozido à portuguesa, contendo carnes, enchidos e batata-doce, tradicionalmente servidos com couve. As celebrações também incluem entretenimento e bancas de comida e bebidas.

 

Eventos na Madeira em Fevereiro

II Festival do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira – 21, 22 e 23 de Fevereiro
O Instituto do Vinho da Madeira orgulha-se de apresentar o II Festival do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira. Este festival abrange eventos para todas as idades, incluindo entretenimento ao vivo, leilões de vinho da Madeira, provas de vinho, de vinho da Madeira e de chocolate, oficinas de artesanato (incluindo bordados, tapeçaria e pintura de azulejos), oficinas infantis e uma exposição sobre os delicados bordados da Madeira. Visite o Instituto do Vinho da Madeira, na Rua 5 de Outubro, Funchal.

Festa dos Compadres – Santana – 22 e 23 de Fevereiro
A Festa dos Compadres marca a abertura do Carnaval madeirense, é uma tradição que acontece em Santana há mais de 50 anos. É um evento conhecido pela originalidade, com divertidas figuras gigantes a serem passeadas pelas ruas por locais entusiasmados, com música, dança e folia.
O festival consiste dum julgamento a fingir dos Compadres e das Comadres que são acusados de infidelidades várias e outros pecados, sendo no final queimados publicamente num grandioso e efusivo ritual para grande gozo das centenas de visitantes.
Haverá também uma grande variedade de especialidades gastronómicas regionais e muita animação.

Feliz Dia dos Namorados – 14 de Fevereiro
A Ilha da Madeira é perfeita para uma escapadela romântica para o Dia dos Namorados (Dia de São Valentim). Em vez de lhe oferecer chocolates e rosas de novo este ano, faça algo original e apaixonado. Diga à sua pessoa especial o quanto gosta dela, surpreenda-a com uma memorável semana romântica na Ilha da Madeira e desfrute da maravilhosa paisagem, dos românticos pores-do-sol e das provas de Vinho Madeira.

Eventos na Madeira em Março

Carnaval da Madeira – 26 de Fevereiro a 5 de Março (Cortejo Principal dia 1 e Cortejo Trapalhão dia 4 de Março)
As espectaculares celebrações do Carnaval na Madeira aproximam-se a todo o vapor.
Uma das mais empolgantes celebrações; é só diversão, gente gira, carros alegóricos, fatos extravagantes e o som dos tambores a tocar. Este ano o tema é “Signos do Zodíaco”. Manda a tradição que o principal cortejo é no sábado à noite, em que as ruas do Funchal se enchem de alegria e cor, com milhares de participantes vestidos com belíssimos fatos dançam ao som das bandas de samba.
Na terça-feira é a vez do cortejo “Trapalhão” que é muito divertido e imaginativo, cheio de gargalhadas e ideias cómicas. Este cortejo mais informal é aberto a quem queira participar. Atreva-se e participe no cortejo.

Festa da Anona – Faial, Santana  8-9 de Fevereiro
A Festa da Anona celebra-se desde 1990 e ocorre anualmente na linda vila do Faial, localizada na costa norte da ilha. A anona é muito cultivada aqui e os produtores locais criaram a festa com exposição de fruta e grande animação para promover este delicioso fruto.

Semana da Árvore e da Floresta na Madeira – 21 de Março
Em Março celebra-se na Madeira a Semana da Árvore e da Floresta. Este evento tem lugar no Parque Ecológico do Funchal e na Fnac Madeira no Madeira Shopping e conta com variadas actividades: exposições, workshops, concursos e até agradáveis caminhadas que dão a oportunidade às pessoas de conhecer as suas florestas e consciencializar-se do quão importantes elas são para todos nós.
Juntos podemos plantar uma árvore, construindo um amanhã melhor e dando nova vida ao nosso planeta.

Eventos na Madeira em Abril

Feira Regional da Cana-de-Açúcar – Ponta do Sol  5 e 6
A feira regional da cana-de-açúcar é um evento anual que decorre no mercado agrícola de Canhas, na Ponta do Sol. A feira inclui uma exposição sobre a indústria do açúcar e uma apresentação sobre a cana-de-açúcar, onde os visitantes terão a oportunidade de aprender como é produzido o melaço, provar especialidades e participar no corte da cana-de-açúcar. O evento será acompanhado de entretenimento tradicional, concursos, comida e bebidas.


Madeira Film Festival – 21-27

O Madeira Film Festival terá lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias e no cenário idílico do Reid’s Palace Hotel. Um projeto da autoria do realizador escocês Aitken Pearson, que pretende promover inúmeras iniciativas no âmbito das artes, da educação, do ecoturismo e da solidariedade.
Este ano voltará a contar com um cartaz que conjuga diversos interesses culturais, englobando cinema, concertos musicais, palestras, masterclasses, workshops, passagens de modelos, jantares de gala, cocktails e festas.

Festa da Cultura (Feira do Livro) – Funchal – 24 de Abril a 4 de Maio
A Feira do Livro é um evento anual que acontece durante uma semana em Maio na Avenida Arriaga no Funchal. Envolve a participação da maioria das livrarias da Madeira e de algumas editoras portuguesas e inclui animação ao vivo. Aqui encontrará stands com uma excelente selecção de livros para todas as idades, incluindo fotografias antigas da Madeira e muito mais.

Eventos na Madeira em Maio

Festa de São Tiago Menor – 1 de Maio
Todos os anos no dia 1 de Maio a Cidade do Funchal presta homenagem ao seu santo padroeiro – São Tiago Menor. Esta festa tipicamente madeirense acontece em toda a zona velha da cidade com uma procissão tradicional e muito entretenimento e música que duram vários dias.

Festa da Flor da Madeira  – Funchal  1 a 7 de Maio  (3 e 4 Cortejo infantil (Muro da Esperança) e Cortejo Principal)
A Ilha da Madeira dá as boas-vindas à Primavera com a sua deslumbrante Festa da Flor. Este evento, que é uma das grandes atracções do ano, celebra-se durante quatro dias, com maravilhosas exposições de flores tropicais, tapetes de flores e muita música. A parte mais conhecida é o Cortejo da Festa da Flor que começará com o cortejo infantil no Sábado. O ponto alto é o cortejo principal no Domingo, quando centenas de dançarinos disfarçados de flores passam nos seus carros alegóricos decorados com flores pelas ruas do Funchal. É um espectáculo a não perder e um autêntico paraíso para fotógrafos!
Outro acontecimento impressionante desta celebração é a criativa exposição de flores tropicais que os produtores locais montam no Largo da Restauração.
Esta é a melhor altura do ano para descobrir a beleza da Ilha da Madeira e vivenciar uma das maiores atracções turísticas que a ilha tem para oferecer todos os anos.

Festa do Limão, Ilha – Santana – 3-4
A Festa do Limão é um dos principais eventos da paróquia de Ilha em Santana. Como sempre, durante a Festa poderá ver muitos limões, entretenimento tradicional, gastronomia, música ao vivo e a famosa festa do despique.
A festa do despique é um tradicional cantar ao desafio que é muito divertido e criativo. A ideia por trás deste evento é perpetuar a tradição deste tipo de canções populares e outras como a xaramba, a mourisca, o bailinho e outras cantigas de roda. Alguns destes tipos de cantiga estão ainda presentes nas festas e arraiais da Madeira em muitas partes da ilha.

Encontro Regional de Bandas – Ribeira Brava – 4
A Ribeira Brava celebra o Encontro Regional de Bandas, um evento anual criado para preservar o importante património musical da região e prestar reconhecimento público à extraordinária cooperação oferecida pelas filarmónicas. A sua principal atracção é o cortejo de bandas pelas ruas da cidade, cada grupo representando o seu estilo de música. No final todas as bandas reunem-se frente à igreja e tocam juntas um hino numa grande festa para animar os convivas.

Reid’s Palace Classic Auto Show – 10-11
Dos carros de corrida vintage aos clássicos mais modernos, o anual Reid’s Palace Classic Auto Show é uma exposição requintada da história automóvel anterior a 1980, onde os entusiastas dos motores podem partilhar a sua paixão pelos carros, motas e scooters vintage. Centenas de viaturas impecavelmente restauradas são expostas ao longo da Estrada Monumental, desde o Restaurante Villa Cipriani até ao Largo da Paz. Atraindo visitantes e espectadores de todo o mundo, esta exposição inclui ainda uma feira automóvel e demonstrações de restauração de carros. No final do dia, os veículos mais originais e elegantes são galardoados com um prémio.

Madeira Island Ultra Trail (MIUT 2014) – “Este para Oeste” – 10-13
Estão já abertas as inscrições para a prova Madeira Island Ultra Trail – um evento de travessia da ilha da Madeira. São realizadas quatro provas Trail 20, Trail 42, UT 85 e UT 115 de 20 km, 42 km, 85 km e 115 km (dentro de um tempo limite) com a orientação de Este para Oeste, abrangendo zonas ao nível do mar, os cumes montanhosos do Pico do Arieiro e Pico Ruivo (1861 m) e as deslumbrantes florestas de laurissilva. Durante a prova, os participantes terão de enfrentar desafios como mudanças de temperatura e de visibilidade, o que requer alguma experiência em terreno montanhoso.

Madeira Island Open – Santo da Serra – 15-18
O Madeira Islands Open é um evento anual que faz parte da PGA European Tour – um torneio profissional de golfe que acontece no deslumbrante Campo de Golfe do Santo da Serra em Maio, atraindo alguns dos melhores jogadores do mundo.
A Madeira e o Porto Santo oferecem durante todo o ano condições perfeitas para o golfe. Se gosta de jogar golfe e nunca esteve na Madeira esta é uma boa altura para conhecer e experim∫entar um excelente evento num dos melhores campos que a Madeira tem para oferecer.


Festa da Cebola – Caniço – 16-18
A Festa da Cebola acontece no Caniço no Largo Padre Lomelino (em frente à igreja). Este popular evento tornou-se tradição já há muitos anos; a sua principal atracção é o cortejo da cebola com carros muito bem decorados e um leilão alusivo à cebola.   Aqui os visitantes podem desfrutar de exposições com cebolas, atracções musicais e provar as delícias da gastronomia regional.

Festas da Sé  Funchal – 23 a 31 de Maio 
Enquanto estiver na Madeira aproveite a oportunidade de celebrar à madeirense um dos principais festivais do centro da cidade do Funchal.
As ruas em volta da Sé Catedral são decorados de forma lindíssima e enchem-se de gente. Os visitantes podem provar e desfrutar de bebidas típicas da Madeira e das delícias gastronómicas dos restaurantes e bares nas Ruas de João Tavira, Bispo, Queimada de Cima e de Baixo e Ferreiros.
Há muita música ao vivo, bandas filarmónicas, danças folclóricas e constante animação a acontecer todos os dias entre as 19h30 e a meia-noite.

Eventos na Madeira em Junho

Mercado Quinhentista – Machico – 6, 7 e 8 de Junho
Realizado na vila mais antiga da Madeira, o Mercado Quinhentista do Machico é um festival de entretenimento que celebra os primeiros anos do arquipélago. Durante uma semana, no mês de Junho, as ruas são decoradas com bandeiras e tendas coloridas, e os residentes vestem trajes medievais – cavaleiros e damas, mercadores e trovadores. O entretenimento inclui reconstituições históricas, teatro de rua, música, cuspidores de fogo e acrobatas. As bancas do mercado vendem uma ampla variedade de artesanato e expõem peças de cerâmica, tecelagem e madeira.

Festival de Fogo the Artifício da Madeira (Festival do Atlântico ) – 7, 14, 21 e 28 de Junho
Este importante festival marca o início das festas de Verão nesta ilha, com numerosas actividades no centro do Funchal e uma competição internacional de fogo-de-artifício todos os Sábados com música clássica e animação de rua. Este evento é com certeza uma deslumbrante atracção turística pois os visitantes são brindados com um magnífico espectáculo de fogo-de-artifício que ilumina todo o céu do Funchal espalhando magia pelo mar e pela baía.

Festas dos Santos Populares 12 a 29 de Junho 
As Festas dos Santos Populares são dos maiores arraiais que se celebram por toda a ilha e são ainda hoje o momento alto social em muitas zonas. Estas festas são dedicadas a três santos populares: Santo António, São João e São Pedro.

As celebrações começam com o Santo António na belíssima Igreja de Santo António com cortejos, comida tradicional e grande animação. O Santo António é o santo do amor e casamenteiro e durante este arraial as pessoas fazem fogueiras nas ruas e saltam por cima delas. Dizem que quem saltar mais alto terá sorte no amor. Muitos casamentos são celebrados nesta altura.
O São João é o santo popular mais celebrado por toda a ilha. No Funchal há as festas tradicionais dos Altares de São João entre 19 e 24 de Junho, com as lojas da cidade a criarem altares nas suas montras para mostrar a sua criatividade e as tradicionais marchas populares com muita animação e boa comida. Porto Santo – 19 a 29 de Junho – a mais famosa atracção turística com um grande arraial com eventos interessantes que incluem cortejos tradicionais, saltar por cima de fogueiras na praia e soltar balões.
São Pedro o protector dos pescadores com o maior arraial nos portos pesqueiros de Câmara de Lobos e na Ribeira Brava.

Câmara de Lobos de 28 de Junho a 2 de Julho, em combinação com as celebrações de São Pedro há também a Festa da Espada Preta com muita música ao vivo, bailarico, fogo-de-artifício e barracas de comida à volta do porto, onde poderá desfrutar das delícias da gastronomia madeirense.
A Festa da Espada Preta serve para promover uma das mais típicas especialidades madeirenses e também prestar homenagem aos pescadores locais que há gerações se ocupam da pesca deste extraordinário peixe.
Ribeira Brava – 28 e 29 de Junho 
– grande celebração tradicional pela noite fora por ruas decoradas com flores coloridas, música ao vivo, o tradicional bailinho e barraquinhas de comida e bebida na praia. Tradicionalmente os visitantes que queiram participar no arraial têm à disposição transportes nocturnos entre o Funchal e a Ribeira Brava. Há também uma pitoresca procissão de barcos no mar e à meia-noite um espectáculo de fogo-de-artifício.

Festa da Cereja – Câmara de Lobos, Jardim da Serra – 14 a 15
A Festa da Cereja é uma das mais importantes actividades locais que acontece no Jardim da Serra anualmente desde 1954. A beleza deslumbrante da época das cerejeiras em flor acontece normalmente em Abril e Maio. A colheita começa no final de Maio e normalmente termina no final de Junho. Há muitas variedades de cerejas que se cultivam aqui. As ‘Regionais’, de tamanho médio e produção em grandes quantidades e as mais tardias e maiores ‘Norberto’. Esta variedade adapta-se bem ao solo e ao clima da região. Esta doce celebração da colheita da cereja promete um fim-de-semana cheio de animação, com muita música, comida e bebida à mistura. Também há um cortejo da cereja com grandes cestos cheios de cerejas e muitas barracas ao longo das ruas onde pode provar e comprar os excelentes licores de cereja e ginja que aí se vendem.

Eventos na Madeira em Julho

Dia da Madeira – 1 de Julho
Dia da região Autónoma da Madeira de das Comunidades Madeirenses. Neste dia toda a Ilha da Madeira festeja o seu aniversário como Região Autónoma da Madeira, com muitas celebrações no Funchal e por toda a região.

Campeonato de Pesca Grossa da Madeira (Big Game Fishing Championship) – (Datas a anunciar)
A pesca grossa é um dos desportos mais excitantes da ilha da Madeira, que é conhecida como um dos melhores locais do mundo para a prática desta modalidade. Orgulhosa de participar na Taça do Mundo de Pesca do Espadim Azul, a Madeira detém o recorde mundial e venceu os Primeiros Prémios em 1995, 1996 e 1997.
Este evento decorre num só dia em Julho, em vários pontos do oceano Atlântico, cada um deles no respectivo fuso horário, entre as 8h30 e as 16h30. É descrito como uma “experiência extremamente gratificante, um torneio único e diferente de qualquer outro realizado no globo”. De acordo com as regras oficiais da Taça do Mundo de Pesca do Espadim Azul, o vencedor será aquele que pescar o espadim-azul mais pesado, a partir de 227 kg (500 libras), e fornecer provas fotográficas e testemunhos desse mesmo facto. A época de pesca do espadim-azul na Madeira ocorre entre Maio e Outubro, e na marina do Funchal poderá encontrar barcos bem equipados e as tripulações mais experientes, cujos serviços estão disponíveis para aluguer. São bem-vindos tanto profissionais como principiantes!

Funchal Jazz Festival – Parque de Santa Catarina – 3, 4 e 5
O Funchal tem uma beleza natural única rodeado pelas paisagens privilegiadas das montanhas e do azul do mar. Este ano o parque de Santa Catarina vibrará com os ritmos do jazz, com actuações de famosos artistas madeirenses e estrangeiros.

Festa da Banana – Madalena do Mar – 5 a 6
Todos os anos em Julho a Madalena do Mar celebra um dos seus produtos locais mais importantes na Mostra Regional da Banana. Devido ao facto desta região ser o maior produtor regional de banana o Festival que serve para promover o produto e antigas práticas tradicionais é considerado um grande evento cultural. Os visitantes podem desfrutar de excelente entretenimento, provas de banana e muita gastronomia tradicional.

Semana do Mar – Porto Moniz – (Datas a anunciar)
A Semana do Mar é um dos eventos mais importantes em Porto Moniz, fazendo parte do calendário de eventos regionais e oferecendo um vasto programa de actividades que acolhem centenas de participantes e visitantes do concelho. Para além de música, são realizados vários concursos, passeios marítimos, regatas de canoa, actividades culturais e desportivas e, claro, Jogos do Mar, com equipas que representam os vários concelhos da região.

II Madeira Bike Festival – Ponta do Sol (Datas a anunciar)
O evento anual Madeira Bike Festival ocorre num dos fins de semana cheios de sol do mês de Julho. Organizada pela Associação de Ciclismo da Madeira, esta competição é um evento desportivo desafiante para ciclistas e praticantes de BTT experientes. Os eventos do cartaz incluem uma prova de downhill urbano, bem como provas denominadas de “cronoescalada”. No último dia, os residentes e os visitantes poderão participar no passeio de bicicleta que oferece vistas espectaculares das paisagens madeirenses. Todos os ciclistas são bem-vindos, incluindo as crianças. Os participantes também terão direito a um jantar social onde serão entregues os prémios para as diferentes categorias e níveis de dificuldade.


Festival Raízes do Atlântico – Funchal – 17 a 19
O Festival Raízes do Atlântico é um evento tradicional gratuito organizado pela DRAC, a Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Este evento é considerado o festival de world music mais antigo de Portugal (1994) e realiza-se no Jardim Municipal do Funchal. O programa está repleto de sons tradicionais de vários países, artistas e bandas nacionais e internacionais de música do mundo.

Festa da Lapa – Paúl do Mar – 18 a 20
A Festa da Lapa é um popular evento anual que ocorre no pitoresco porto de Paúl do Mar. Trata-se de uma das festas locais mais famosas, prolonga-se por 3 noites e é repleta de entretenimento, concertos, pratos tradicionais e, claro, as lapas frescas grelhadas acompanhadas com cerveja.

48 Horas a Bailar/ Festival Regional de Folclore – Santana –18 a 20
As 48 horas a Bailar é um Festival Regional de Folclore que acontece todos os anos em Santana junta grupos folclóricos de toda a ilha da Madeira e também vindos de outros países para actuar neste período de 48 horas. Existem também muitas barraquinhas com comida e bebida regional e entretenimento durante toda a noite.

Semana Gastronómica de Machico – 25 de Julho a 3 de Agosto
A cidade de Machico celebra este ano a 28ª edição da sua semana gastronómica anual, com concertos de música ao vivo e impressionantes tradições culinárias. Este evento inclui um festival do cocktail e muitas outras actividades como torneios desportivos e excelente entretenimento. Os visitantes podem desfrutar duma semana cheia de sabores diferentes à beira-mar.

Eventos na Madeira em Agosto

Semana Gastronómica de Machico continua até dia 3 de Agosto – venha desfrutar dos diferentes sabores e temperos das tradições culinárias da Madeira.

Rali Vinho da Madeira – 31 de Julho a 2 de Agosto 
O Rali Vinho da Madeira é um dos mais antigos e importantes eventos automobilísticos da Ilha da Madeira e é organizado anualmente pelo Club Sports da Madeira. Esta competitiva corrida tem lugar nas belas e desafiantes estradas e montanhas da Madeira, trazendo à ilha ano após ano muitos condutores famosos e novos competidores de todo o mundo. As cerimónias de abertura e fecho ocorrem no Funchal e são celebradas com um brinde com o famoso Vinho da Madeira.

Festival de Arte Camachense – Camacha – 8-12
O Festival de Arte Camachense traz a Camacha ao centro das atenções em Agosto, com grandes celebrações de duas décadas de arte, cultura e entretenimento tradicional e muito mais. Este festival dedica-se às tradições locais; os visitantes podem ver a qualidade e diversidade do trabalho em vime, bordado, exposições, artes plásticas, danças folclóricas e gastronomia tradicional.

Arraial do Monte – Monte – 15 de Agosto
A Festa da Senhora do Monte é uma das maiores e mais famosas festas religiosas da Ilha da Madeira, trazendo milhares de visitantes de todo o mundo. A sua bela igreja nas colinas do Monte é decorada de forma tradicional, o altar preenchido de  lindas flores frescas e é celebrada uma missa seguida duma impressionante procissão. Existe também muita música, danças, entretenimento e barracas que vendem comidas e bebidas tradicionais durante todo fim-de-semana.

Funchal Music Fest (Datas a anunciar)
Apregoado como um dos maiores festivais de música pop/rock da ilha da Madeira, o Funchal Music Fest apresenta um alinhamento para todos os gostos que inclui músicos nacionais e internacionais. O festival apresenta concertos durante três noites na baixa do Funchal. Compre o Kit Fã, para as 3 noites, que inclui também vales de alimentação e bebidas e descontos em várias lojas. O Parque de Santa Catarina é um recinto fantástico, com vistas fabulosas sobre a Baía do Funchal e com uma colecção única de plantas e flores.

Dia da Cidade do Funchal – 21 de Agosto
A encantadora cidade do Funchal tem mais de 500 anos de história. O Dia da Cidade do Funchal celebra a elevação da povoação a cidade por Carta Régia, em 1508. O Funchal foi a primeira cidade fundada por europeus fora da Europa, e o rei D. Manuel I promoveu o seu desenvolvimento mandando erigir a Câmara Municipal, a catedral e um hospital. O nome do Funchal remonta à época da descoberta da ilha, altura em que as encostas dos montes estavam cobertas de funcho silvestre. O Dia da Cidade do Funchal é comemorado com um programa de festas religiosas e eventos oficiais que se realizam perto da Câmara Municipal, da Avenida do Mar e da Avenida Arriaga.

Festa das Vindimas – Porto Santo (Datas a anunciar)
A vindima das uvas que crescem nas encostas do sul do Porto Santo ocorre no final de Agosto. A maioria das uvas são de mesa mas uma pequena parte é para produzir o Vinho do Porto Santo, um vinho com sabor agradável, doce e poderoso que pode ser degustado nos restaurantes e bares locais.
A Festa das Vindimas inclui uma apresentação pública da produção do vinho, provas dos vários vinhos, exposições e muito entretenimento.

Noites da Promenade do Caniço – Caniço de Baixo – 22 a 31 de Agosto 
Desfrute de algumas noites de Verão no passeio marítimo de Reis Magos, no Caniço de Baixo, e delicie-se com a maravilhosa gastronomia local e com as tradições culturais únicas da música popular madeirense. Todos os anos, este festival atrai milhares de residentes e visitantes, que têm à sua disposição tendas e barracas de restaurantes locais, bares e hotéis do Caniço a servir pratos da região e doces tentadores. Todas as noites, o festival oferece entretenimento e danças apresentadas por grupos de folclore e músicos locais.

A Volta à Ilha em Canoa – Funchal – (Datas a anunciar)
O Centro de Treino de Mar organiza todos os anos este evento internacional da FPC e do ICF em que se dá a volta à Ilha da Madeira em canoa. Esta desafiante e empolgante corrida começa no Funchal e dá a volta a toda a ilha com a participação de remadores profissionais locais e internacionais, que têm também, assim, a oportunidade de ver a ilha de outra perspectiva. 

Eventos na Madeira em Setembro

Festa do Vinho da Madeira – 31 de Agosto a 7 de Setembro
A festa do Vinho da madeira começa no Estreito de Câmara de Lobos em Setembro com a vindima, a apanha e todo o processo de fabrico do vinho ao vivo seguido de um cortejo tradicional.
O centro do Funchal também se encherá de celebrações, exposições, grupos folclóricos e stands nas ruas que servem o famoso Vinho da Madeira e pratos tradicionais.

Festa do Senhor Bom Jesus – Ponta Delgada – 1 e 2 de Setembro
A Ponta Delgada celebra a Festa do Senhor Bom Jesus; uma das maiores peregrinações da Ilha da Madeira. Uma multidão impressionante enche a vila de Ponta Delgada, muitos chegando a pé de toda a ilha, transformando-a numa festa cheia de tradição, comida e bebida. A festa continua durante toda a primeira semana de Setembro, época alta em que muitos emigrantes regressam para visitar a terra natal.

Grande Prémio da Madeira (Volta à Ilha em Bicicleta) – (Datas a anunciar)
A Prova da Volta à Ilha em Bicicleta é um evento anual organizado pela Associação de Desportos da Madeira e oferece excelentes circuitos ideais para ciclistas jovens, amadores e profissionais.
Descubra a Ilha da Madeira de Bicicleta e desfrute da sua história natural e das mais espectaculares vistas durante a época do Outono.

Festa da Nossa Senhora da Piedade – Caniçal – 15 e 16 de Setembro
A Festa da Nossa Senhora da Piedade é dedicada aos pescadores. O Caniçal é uma das mais antigas paróquias da Ilha da Madeira e é aqui que se celebra esta festa em honra da padroeira dos pescadores – Nossa Senhora da Piedade. Os pescadores participam numa procissão aquática até a pequena capela de Nossa Senhora da Piedade no topo do Monte Gordo perto da Ponta de São Lourenço com os seus barcos decorados e pintados com cores vivas. A procissão tem lugar no Sábado e os barcos partem do Caniçal em direcção ao porto da Quinta do Lorde. O barco é escolhido por sorteio duas semanas antes da realizaçao da festa para transportar a Santa; quando os barcos param na Quinta do Lorde os participantes continuam a procissão a pé até a capela; a estátua da Nossa Senhora da Piedade é então levada até ao barco e depois para a vila do Caniçal para a celebração.
No próximo dia, Domingo, é feita nova procissão de barco para devolver a Santa à sua capela.
A procissão é acompanhada de hinos tradicionais dos devotos e pela música da banda da terra. Como em todas as outras festas na Ilha da Madeira há muita celebração com entretenimento, espetada em pau de louro e bolo do caco.

Festival de Colombo – Porto Santo – 18 a 20 de Setembro
A Vila Baleira na Ilha de Porto Santo celebra o Dia de Cristovão Colombo, com grandes festividades, exposições, música e principalmente um maravilhoso cortejo histórico baseado nas descobertas da sua vida e na recreação teatral da sua chegada ao Porto Santo.

Festa do Pêro – Ponta do Pargo – 20 e 21 de Setembro
A Festa do Pêro é um evento rural que acontece na encantadora vila da Ponta do Pargo, onde os agricultores de várias regiões em volta se juntam e transformam com sucesso a colheita do pêro numa festa animada.
A qualidade aromática destes famosos pêros é tanta que alguns escritores antigos até se referiram a ela; os navios em alto mar que se dirigiam para a Madeira detectavam o seu perfume.
A festa consiste num cortejo tradicional, exposição, lojas, provas de sidra e muito entretenimento.

Dia Mundial do Turismo – Funchal  27 de Setembro
A Ilha da Madeira, uma região de turismo por excelência, celebra o Dia Mundial do Turismo; um evento anual promovido pela Secretaria Regional do Turismo, proporcionando uma oportunidade perfeita para reconhecer a importância do turismo na economia, sociedade, cultura e política da vida da ilha.
O Dia Mundial do Turismo celebra-se a 27 de Setembro com vários eventos culturais, actividades, entretenimento e entradas livres em muitos museus e jardins.

Mostra da Sidra – Santo da Serra – 27 a 28 de Setembro
Santo da Serra celebra a Mostra da Sidra. O evento inclui uma exposição de diversas variedades de maçã e outros produtos relacionados. Haverá ainda um pequeno cortejo e muita animação. Os visitantes terão também a oportunidade de desfrutar de uma prova de sidra, de demonstrações do seu fabrico, música e gastronomia tradicional.

Eventos na Madeira em Outubro

Madeira Nature Festival (Madeira World Games)– 6 a 12 de Outubro
Organizado pelo Turismo da Madeira, o Festival da Natureza é o mais recente evento do calendário turístico anual. Com o intuito de inspirar os visitantes mais activos a explorar a natureza em todos os seus aspectos – terra, ar e mar – são organizadas inúmeras actividades para todas as idades, incluindo caminhadas, parapente, vela e muito mais.

Festa do Senhor dos Milagres – Machico – 9 de Outubro
A Festa do Senhor dos Milagres é uma das mais importantes festas religiosas da cidade de Machico e é celebrada na Capela do Senhor dos Milagres, uma das mais antigas da Madeira e possivelmente o local onde dois amantes fugitivos de Bristol, Anne d’Arfet e Robert Machin, estão enterrados.
Uma enchente destruiu a capela em 1803 mas miraculosamente a estátua do Senhor que foi levada pelas águas para o mar foi encontrada 3 dias mais tarde por um navio americano que o entregou à Sé Catedral do Funchal. Mais tarde foi devolvida à sua capela de origem que foi aberta após ser reconstruída a 15 de Abril de 1813. O dia milagroso é celebrado até hoje com uma procissão de velas na noite de 9 de Outubro; neste mesmo dia a Câmara de Machico celebra também com os tradicionais comes e bebes e festa.


Festa da Maçã  Camacha
A Camacha celebra a sua tradicional Festa da Maçã com grande festa, grupos folclóricos e bailarico. Faz-se também uma demonstração da prensa de Cidra ao longo do dia, onde os locais e visitantes podem ver este processo antigo e provar a deliciosa Cidra fresca.

 

Festival de Órgão da Madeira  17 a 27 de Outubro
O Festival de Órgão da Madeira celebra a história e a música do órgão na cultura madeirense. Realizado pela primeira vez em 2010, este festival de 10 dias oferece um reportório de música clássica com o novo órgão da Igreja do Colégio, bem como outros órgãos restaurados portugueses, italianos e ingleses do século 18 e 19. O público enche as igrejas para recitais exclusivos, acompanhadas de vários artistas, incluindo coros de crianças, grupos de percussão e solistas. Durante o festival, uma apresentação musical é realizada a cada noite numa das igrejas da Madeira, incluindo a Catedral do Funchal, o Hospício de Bom Jesus, a Igreja de São Pedro, a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, a Igreja de São João Evangelista (Colégio ), a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e do Convento de Santa Clara.

Happy Halloween (dia das bruxas) – 31 de Outubro
O Halloween é celebrado a 31 de Outubro em Inglaterra, nos Estados Unidos e no Canadá, mas não é comum ser celebrado noutros países. Contudo, na Madeira, a maioria dos bares e discotecas da cidade e da região juntam-se à celebração do Halloween.

Eventos na Madeira em Novembro

Festa da Castanha – Curral das Freiras – 2-3 de Novembro
O Curral das Freiras celebra a anual Festa da Castanha, um evento muito popular com muito entretenimento, e comida e bebida tradicional. Os visitantes podem provar várias especialidades feitas com castanha: castanhas assadas, licores e bolos deliciosos. Existe também um concurso gastronómico nos restaurantes locais onde é servida comida tradicional.
No dia 1 de Novembro celebra-se em Portugal o Dia de Todos os Santos que é um costume típico da Madeira, dia do Pão por Deus, uma celebração para as crianças semelhante ao Halloween americano, em que as crianças, em vez de receberem só doces, vão de porta em porta a cantar e a partilhar com outras crianças o conteúdo dos seus sacos artesanais de pano cheios de castanhas, pão, frutos e doces.

Festa da Castanha da Serra – Serra do Campanário Ribeira Brava – 10 de Novembro

 

Festival Internacional de Cinema do Funchal – Funchal – (Datas a anunciar)
O Festival Internacional de Cinema do Funchal é patrocinado pelo Governo Regional da Madeira e é um evento anual que tem lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias. O seu objectivo é promover o cinema independente e a Ilha da Madeira como destino turístico e é seguido por vários eventos.

Eventos na Madeira em Dezembro

Luzes de Natal – 1 de Dezembro – 6 de Janeiro
O dia 8 de Dezembro é a data oficial em que se ligam as iluminações de natal (que permanecem ligadas até meados de Janeiro), seguido de grandes celebrações, eventos culturais, concertos e exposições que acontecem por toda a cidade pelo Natal. A Ilha da Madeira é verdadeiramente mágica e inesquecível nesta altura do ano.

Celebrações de Natal – 16 a 24 de Dezembro
Durante todo o mês de Dezembro são celebradas missas religiosas especiais na maioria das igrejas da ilha. A Missa do Parto é uma das principais devoções da tradição de Natal da Madeira; é a celebração dos nove meses de gravidez da Virgem Maria, começando por isso 9 dias antes do Natal cedo às 6 da manhã do dia 16 de Dezembro e terminando ao nascer do sol de dia 24 de Dezembro acompanhadas de canções tradicionais.

Noite do Mercado – 23 de Dezembro
A Festa da Noite do Mercado é uma celebração tradicional que dura toda a noite. O famoso mercado do Funchal (Mercado dos Lavradores) e as ruas à volta dele estão apinhadas de gente animada a criar um verdadeiro espírito festivo, a cantar canções de Natal, a dançar, a beber (de forma responsável) e a divertir-se. Todos os bares da zona estão abertos noite fora a servir bebidas tradicionais e a especialmente deliciosa sandes de “carne vinha d’alhos”, que é servida tradicionalmente durante o Natal. Durante o dia, à volta do mercado, os frutos e vegetais regionais estão expostos de forma impressionante, e assim poderão fazer-se compras de última hora.

Missa do Galo – 24 de Dezembro
A Missa do Galo é a celebração do nascimento do Menino Jesus e é uma missa celebrada em todas as igrejas da ilha à meia-noite.
A Missa do Galo na Sé Catedral do Funchal é especialmente celebrada pelo Bispo de Funchal e passa na televisão. A igreja enche-se rapidamente pelo que se quiser um lugar na frente terá de lá chegar bem cedo.

Madeira Island Winter Fest – Madeira Tecnopolo
Madeira Island Winterfest “Festival de Inverno na Ilha da Madeira” é um evento de dois dias realizado no Madeira Tecnopolo. Puppetry Productions confirma a presença de estrelas como Amor Electro, Carminho, Moonspell, Karnak Seti, Joana Machado e Calamity Islet. Winterfestival é divertimento e emoção sem parar, marque presença e ouça um deversificado leque de músicos talentosos. Visite os seguintes locais de venda para mais informação.
Pontos de Venda: Fnac (Madeira Shopping), Worten (Dolce Vita, Caniço, Machico, Madeira Shopping), Lojas Viagens Abreu, Lojas CTT (Madeira e Porto Santo).

Corrida de São Silvestre – 28 de Dezembro
A Corrida de São Silvestre é uma tradicional corrida de longa distância à volta da cidade do Funchal que ocorre anualmente a 28 de Dezembro. A Corrida de São Silvestre é uma das mais antigas corridas de Portugal e da Europa e é organizada pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira com a participação de milhares de atletas de todas as idades.

Grande Espectáculo de Fogo-de-artifício – 31 de Dezembro
A par de todas as grandes celebrações a acontecer durante o mês de Dezembro o melhor de tudo é preparar-se para o Ano Novo.
O Fim de Ano é celebrado por toda a ilha e o mais espectacular evento é à meia-noite no centro do Funchal. Quando tocam as doze badaladas o céu ilumina-se maravilhosamente com um espectáculo de fogo-de-artifício quase interminável que ilumina toda a Ilha da Madeira.
O grande final é simplesmente de cortar a respiração e é definitivamente uma experiência que é de ver para crer.

eventos na madeira

Eventos na Madeira

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *