Carnaval na Madeira- As Festas

Carnaval na Madeira

De 26 de Fevereiro a 5 de Março

As Festas de Carnaval da Madeira, que se expressam no Grande Cortejo Alegórico que ocorre no Sábado de Carnaval, procuram manter intactas as raízes marcadamente populares.
Nele participam vários grupos, com milhares de figurantes, que inundam as principais ruas do Funchal de música e alegria contagiante.
Esta é uma semana de “loucura”, de contornos saudáveis, que invade os hotéis, os bares e as discotecas, transformando-os em locais de animação contínua.

Carnaval na Madeira

Em ambiente de esfusiante alegria, fervilham iniciativas surpreendentes em criatividade e imaginação, cuja caricatura audaz se encontra representada no desfile do Cortejo Trapalhão da Terça-feira de Carnaval. No sentido de promover e contribuir para a dinamização das Festas de Carnaval da Madeira foi criado um microsite que abarca todas as características desta experiência única!
O Turismo da Madeira convida-o a conhecer mais profundamente um dos maiores cartazes de animação da Madeira, disponibilizando múltiplas informações, desde o cartaz à história envolvente desta época, encorajando a participação da população e dos visitantes nas diversas atividades.

Programa

Animação de Rua
A partir da quarta-feira que antecede o dia de Carnaval na Madeira, na baixa citadina do Funchal, especialmente a placa central da Avenida Arriaga deixa-se contagiar pela magia do carnaval, e torna-se o centro de inúmeras iniciativas de animação de rua que incluem música carnavalesca, espetáculos, arruadas e atuações diversas, contribuindo para despertar o espírito de folia de turistas e residentes.

Carnaval das Crianças
A manhã de sexta-feira que antecede o dia de Carnaval na Madeira é dedicada às crianças. Cerca de um milhar de pequenos foliões provenientes de diversas escolas e creches do Funchal, apropriadamente disfarçados, desfilam pelo centro da cidade (Avenida Arriaga), onde são agraciados com animação carnavalesca.

Carnaval Solidário
Na tarde da sexta feira anterior ao Carnaval na Madeira, a baixa da cidade é novamente brindada com mais uma iniciativa de animação que prima pela originalidade e criatividade. Com uma energia contagiante, centenas de foliões da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal desfilam pela Avenida Arriaga até ao Jardim Municipal, onde se realiza um espetáculo no qual são os próprios os principais protagonistas.

Cortejo Alegórico
No sábado à noite o centro do Funchal é invadido por milhares de turistas e residentes que vêm assistir à passagem do cortejo alegórico, uma das grandes atrações das Festas de Carnaval da Madeira. Mais de um milhar de foliões, distribuídos por 10 grupos, com uma dezena de carros alegóricos, desfilam ao som de músicas selecionadas, com coreografias previamente ensaiadas e vistosos trajes, emanando um entusiasmo ímpar que a todos contagia.

Cortejo Trapalhão
é na terça-feira de Carnaval que todos são livres para exibir a sua criatividade. De forma espontânea, os foliões saem à rua disfarçados, a maioria de forma burlesca, para participarem individualmente ou em grupo num desfile de cariz popular, tipicamente madeirense, onde o humor e a sátira social servem de inspiração aos inúmeros participantes, numa demonstração humorística da realidade regional, nacional e mesmo internacional.

 

Carnaval na Madeira

 

Carnaval na Madeira

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *